You must to enter or to register your account before to support this idea.

Redesenhando Cidades

Nossa proposta é capacitar cidadãos em situação de vulnerabilidade socioambiental, ou seja, que morem em periferias e favelas, para atuar em um projeto de recuperação socioambiental da região onde moram. O projeto é desenvolvido sob a forma de um curso de capacitação e as práticas envolvem a recuperação do ambiente, como criação áreas verdes, encaminhamento de resíduos para o descarte correto, gerenciamento de riscos. Serão gerados relatórios participativos que poderão ser encaminhados às prefeituras para melhorias de governança. O projeto é financiado por prefeituras, ONG´s e empresas que queiram ser patrocinadoras de um grande projeto de protagonismo social e desenvolvimento sustentável urbano. Além disso, é também objetivo desenvolver uma plataforma online educativa com os cases desenvolvidos, aulas online, palestras e material didático em geral, com material gratuito e pago, com o objetivo de disseminar ainda mais o projeto. O material pago servirá para a manutenção da plataforma.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
Este projeto pretende melhorar a qualidade de vida em bairros vulneráveis (favelas e periferias, por exemplo) ao mesmo tempo que promove educação socioambiental, aptidão para trabalhar na área ambiental e social, e protagonismo social (atuação mais ativa em sociedade). Também gera renda para participantes que se envolvam na parte prática de gestão e monitoramento das ações implementadas no projeto. Este projeto vem de encontro à necessidade de educação e empoderamento nos bairros vulneráveis, e à consequente necessidade de renda e projetos socioambientais.
Como funciona o seu negócio
Nós servimos como uma ponte entre bairros vulneráveis e os agentes financiadores, como prefeituras e empresas. O projeto é apresentado aos financiadores, e com isso, as despesas e os salários dos integrantes da equipe podem ser pagas. Além disso a empresa também paga aos participantes comunitários que se envolvam nas atividades práticas de gestão e monitoramento do projeto. Portanto, com ele, é promovida a educação socioambiental dos participantes, seu empoderamento, as condições ambientais do local onde vivem são melhoradas e é gerada renda para os participantes. Além disso, a plataforma online também pretende difundir ao máximo o negócio e seus resultados, contribuindo para o aprendizado, a consciência social e a melhoria de vida nas cidades, em especial, nos bairros vulneráveis.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
A principal receita vem dos investidores/financiadores do projeto, que é apresentado a cada um em reunião específica. A contrapartida é a elaboração de um estudo de caso e a devida publicação em meios apropriados de divulgação. Os principais custos são: deslocamento e hospedagem da equipe que executa o projeto (instrutores), material e infraestrutura para o desenvolvimento das atividades didáticas, salários de instrutores e de participantes envolvidos em atividades práticas de recuperação socioambiental. Receita secundária vem da plataforma online de educação socioambiental, que contém os cases e material didático, como cursos e palestras, que podem ser gratuitos ou pagos. Aqui, os principais custos são de manutenção do site, produção gráfica, edição de vídeos e programação de site.
Viabilidade financiera
O envolvimento de organizações que tem a capacidade de financiar projetos como este e interesse genuíno em promover a sustentabilidade urbana.
Riscos
É um projeto que precisa de engajamento comunitário continuo para ter sucesso, portanto, esse é o maior desafio e que também pode ser considerado o maior risco.
Equipe
Carolina Monteiro de Carvalho: idealizadora do projeto Redesenhando Cidades, é doutora em planejamento ambiental e atualmente faz pós doutorado em saúde ambiental, com um projeto de aplicação de Sistema de Informação Geográfica Participativo para governança socioambiental em um bairro vulnerável no município de Guarulhos (SP). Colaboradores ocasionais, contratados conforme disponibilidade e necessidade, durante o curso e atividades práticas desenvolvidas, especializados nos temas tratados.
Escalada
A maior dificuldade é o acompanhamento e monitoramento da continuidade dos benefícios do projeto. Para que o projeto seja perpetuado, é preciso que os participantes sejam pagos continuamente pelo seu trabalho posterior de monitoramento, e não apenas até sua conclusão. O engajamento comunitário também constitui outro desafio. Outro desafio é a montagem de uma equipe sólida e comprometida, para que o projeto possa ser ampliado.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Nosso principal objetivo contar com uma rede de apoio de parceiros e mentores para melhor promover (e também ampliar) a educação e o empoderamento de grupos sociais que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalizados, melhorando o ambiente onde vivem e suas interações com a sociedade como um todo, colaborando para a geração de renda. Também queremos escalar nosso negócio social para ajudar mais cidades brasileiras a incluir seus bairros vulneráveis na governança e na tomada de decisões.
Image gallery

Do you think this idea
is positive for the world?

Support idea

Give your support to "Redesenhando Cidades"

Collaborate

Sign up or sign in to help Carolina Carvalho improve his proposal

Sign up or sign in to comment this proposal

Sign up or sign in to report this comment