SEMEANDO O CUIDAR SEGURO

Por sua complexidade, a assistência à saúde oferece riscos aos pacientes, a existência de incidentes com danos (eventos adversos) nos serviços de saúde é relativamente frequente e pode trazer graves consequências. A segurança do paciente, por sua vez, é uma das dimensões da qualidade dos serviços de saúde, ela trata das estratégias para a minimização desses riscos. O projeto “O cuidar seguro – semeando a cultura de segurança” tem como objetivo promover a cultura de Segurança do Paciente entre, colaboradores, acadêmicos, pacientes, acompanhantes e visitantes do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado na cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte (RN), interior do Nordeste do Brasil. A iniciativa através de ações sustentáveis e de baixo custo busca diminuir o risco de danos à saúde do paciente quanto em atendimento e conta com a participação ativa de estudantes de graduação e residentes da área de saúde.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Esta iniciativa se trata de uma iniciativa de extensão universitária que tem como finalidade contribuir para a promoção e proteção da saúde humana da instituição, através do gerenciamento de risco na assistência e de identificação de oportunidades de melhoria. O projeto tem como cenário um Hospital de ensino, o HUAB, que foi inaugurado em fevereiro de 1952, construído com recursos obtidos junto ao Ministério da Saúde, posteriormente, na década de 60 passa a ser vinculado à UFRN. Ao longo de sua história desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão e nos dias atuais tem como missão prestar assistência materno-infantil, qualificada e humanizada, este possui atualmente 52 leitos. A equipe do projeto atua na sensibilização dos sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde, com a finalidade de criar uma cultura de práticas seguras durante a assistência que oferta. São coletados dados e incentivado o uso de estratégias diversas, como a Lista de Verificação da Cirurgia Segura e do Parto Seguro, ambas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Adesão às estratégias de Identificação Segura do Paciente, de Higienização das Mãos pelos profissionais de saúde, Prevenção de Quedas e Lesões de Pele, Comunicação Efetiva e Medicação Segura. Com envolvimento dos pacientes como sujeitos ativos de seu cuidado, deixando-os sensibilizados para a importância de atuarem como parceiros dos profissionais, alertando-os de situações diversas que possam impactar na qualidade do cuidado. Ademais, a participação de estudantes da área de saúde visa apresentar a temática ainda incipiente no currículo tradicional e oportunizar a aproximação da população assistida, o que estabelece vínculos de responsabilização social na prática da saúde pública.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
O projeto demonstra que é possível promover um cuidado de qualidade, com estratégias que minimizam riscos e previne danos no momento do atendimento. Além disso, incentiva o desenvolvimento de iniciativas de baixo custo e sustentáveis, com o objetivo de minimizar a ocorrência de erros que venham gerar consequências ao usuário e diminuir despesas com internamento possibilitando que populações com vulnerabilidades econômicas e sociais consigam implementar essas estratégias em sua rotina.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
A temática de Segurança do Paciente emergiu em 2004 com a criação da Aliança Mundial de Segurança do Paciente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por reflexos da publicação “Errar é humano”, do Institute of Medicine (IOM) dos Estados Unidos, que buscava romper o ciclo de passividade de erros médicos evitáveis e que levavam à morte. É de extrema relevância que seja ofertado aos colaboradores e a população o conhecimento de que qualidade e a segurança são centrais na assistência à saúde. Além disso, essa temática ainda é pouco debatida nas instituições de saúde, inclusive hospitalares. Somente em 2013 surge no Brasil a Política Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que é de grande relevância para o fortalecimento da cultura de segurança nas instituições. Todavia, a sua abordagem ainda é fragmentada e pouco explorada na formação dos jovens, já que são poucas universidades que disponibilizam em sua grade curricular disciplinas voltadas para a segurança e qualidade na assistência à saúde. Essas ações vão desde o monitoramento da identificação segura, onde são observadas as pulseiras e placas, a fim de se evitar situações perigosas, tais como, a administração de medicamentos em pacientes errados; até ações educativas com pacientes, acompanhantes e profissionais sobre a higienização das mãos, importantes na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Nesse contexto, são utilizadas metodologias ativas, tais como, uma caixa escura com o uso de álcool gel fosforescente, para demostrar a técnica correta de uso. Com isso, foi possível perceber uma melhoria na percepção e o desenvolvimento de um olhar diferenciado dos profissionais de saúde quanto a identificação segura dos pacientes, higienização das mãos e outros temas, concretizando os laços que são desejados entre o serviço de saúde e o os jovens envolvidos no projeto de extensão.
Nombre y apellido representante del equipo
Josanyelem Vidal Lopes
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "SEMEANDO O CUIDAR SEGURO"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Josanyelem Vidal Lopes a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Excelente proposta !!
Responder
Reportar
hace 4 años
Obrigada por nos apoiar, Lady.
Responder
Reportar
hace 4 años
Estratégia inovadora na qualificação do cuidado em Saúde!
Responder
Reportar
hace 4 años
Isso mesmo Pedro, obrigada por nos apoiar.
Responder
Reportar
hace 4 años
Uma proposta inovadora para a instituição promover o cuidar seguro de forma interativa.
Responder
Reportar
hace 4 años
Isso mesmo Silvana, obrigada por apoiar nossa ideia.
Responder
Reportar
hace 4 años
Uma iniciativa importante, sem dúvida. Como garantir seu estabelecimento e perenização?
Responder
Reportar
hace 4 años
A iniciativa foi estabelecida por meio de protocolo implantado na instituição e nós garantimos sua perenização por meio de ações educativas para reforçarmos aos colaboradores e usuário a importância da identificação correta, e também por meio da rota de monitorização da identificação segura, onde conferimos leito a leito as identificações.
Responder
Reportar
hace 4 años

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "SEMEANDO O CUIDAR SEGURO"